Filtrar por Categoria

O que é coparticipação e como funciona

Como funciona a coparticipação em planos de saúde

Ter um convênio médico pode trazer mais tranquilidade para você, sua família ou seus colaboradores, entretanto, nem sempre essa possibilidade é acessível para o beneficiário.

Em casos como este, um plano de saúde com coparticipação pode ser a melhor escolha.

Neste artigo iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre esta alternativa, como ela funciona e o porquê dessa ser uma escolha interessante para você que deseja ter a segurança de um convênio médico, com valores que se ajustam ao seu orçamento.

O que é coparticipação?

Conforme a Agência Nacional de saúde Suplementar (ANS), coparticipação é o valor que o beneficiário de um plano de saúde paga para a operadora após realizar um procedimento, como consultas e exames.

Ou seja: o plano de saúde com coparticipação possui custo menor que um plano de saúde convencional, entretanto, um valor extra é pago após realizar um procedimento. Por isso, é fundamental que o beneficiário avalie sua própria situação e veja se essa alternativa é benéfica para si.

Comumente, o valor da coparticipação varia de uma operadora para outra, podendo ser uma porcentagem ou um valor fixo. Porém, a cobrança deve estar sempre em concordância com as normas da ANS.

Quanto à cobertura do plano, os convênios com coparticipação e os sem possuem as mesmas coberturas de procedimentos, a diferença se dá somente nos custos.

Principais regras do plano com coparticipação:

Segundo a Resolução Normativa nº 434, da ANS, que revogou a Resolução Normativa nº 433, as regras válidas atualmente para os planos de saúde com coparticipação são as mesmas que constam na Resolução do Conselho de Saúde Suplementar (CONSU) de n° 08, de 3 de novembro de 1998.

As regras constadas na resolução de 1998 são inúmeras, mas, resumidamente, os principais pontos são:

a operadora é obrigada a informar claramente as taxas e regras de utilização da coparticipação;
o beneficiário não pode pagar 100% do valor do procedimento de saúde;
a operadora é livre para definir a taxa de coparticipação de cada procedimento, mas a ANS recomenda o percentual de 30%;
a coparticipação pode ser cobrada em qualquer procedimento.

Como é feita a cobrança do plano de saúde com coparticipação?

Como dito anteriormente, a cobrança da coparticipação varia conforme o plano que você contratar e a operadora contratada.

Cada operadora possui suas regras de cobranças, atualmente existe duas formas: na fatura mensal ou no pagamento da taxa direto ao prestador no ato do atendimento.

Nos planos empresariais, a maneira como esta cobrança será repassada ao funcionário fica a critério da empresa que ele trabalha.

O percentual de coparticipação varia de 10 a 30%, aplicado ao custo que o plano pagaria pelo procedimento, e não ao valor do mesmo particular. Veja a seguir o exemplo:

• Consulta Médica (particular): R$ 300,00
  • Consulta Médica (custo para operadora): R$80,00
  • Planos Com coparticipação de 30%: (0,30 x 80,00 = R$24,00), você pagará R$ 24,00 de coparticipação na consulta médica.

Devido à obrigatoriedade, você encontra facilmente um demonstrativo de utilização desta modalidade disponível no site da operadora que contratar.

Para quem o plano de saúde com coparticipação é indicado?

O valor da mensalidade do plano de saúde com coparticipação pode variar de um mês para o outro, por isso, ele é indicado principalmente para quem não tem problemas crônicos de saúde e grande utilização do convênio.
Em caso de idosos ou indivíduos com comorbidades crônicas, que precisam realizar diversas consultas e exames periodicamente, um plano de saúde com coparticipação pode não ser vantajoso financeiramente, logo, não ser a melhor escolha.
Essa modalidade também pode ser uma boa opção para empresas que desejam reduzir custos com planos de saúde, pois mensalidade é mais barata do que o plano sem coparticipação e você pode repassar o custo das coparticipações para o funcionário.
Nesses casos, o colaborador também pode ser beneficiado, já que precisará pagar a coparticipação apenas quando realizar um procedimento.

Pensando em contratar um plano com coparticipação? Deixe a Cross Life encontrar o plano ideal para você!

Como uma empresa com mais de 20 anos no ramo de gerenciamento de planos de saúde, nós da Cross Life contamos com uma equipe de consultores experientes, prontos para atender você com excelência e ajudá-lo(a) a encontrar o plano de saúde que melhor se adapta às suas necessidades.

Acompanhamos você em todas as fases da contratação, desde a procura do plano ideal até o atendimento pós-contrato, tratando de todas as burocracias em seu lugar, para que você se preocupe apenas com o que importa: a sua saúde.

Como podemos te ajudar hoje? Fale com nossos consultores e deixe a Cross Life cuidar de tudo por você!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe: