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Como funciona a carência nos planos de saúde

Carência em Planos de Saúde: o que é e como funciona

Está pensando em contratar um plano de saúde? Então já deve ter se deparado com uma série de termos relacionados ao assunto, muitos dos quais você desconhece, e um deles certamente é o termo “carência”.

Apesar de ser uma característica comum a todos os planos de saúde, a carência ainda é um assunto que levanta diversas dúvidas e gera frustrações em casos de solicitações de serviço que, porventura, sejam negadas pela operadora.

Por isso, nós da Cross Life criamos este artigo que ajudará você a compreender o que é a carência e como ela funciona.

O que é carência nos planos de saúde?

Após a vigência do contrato, é comum que o beneficiário aguarde um determinado período de tempo para começar a utilizar os serviços oferecidos pelos planos de saúde. Resumidamente, esse tempo é o que chamamos de “carência”.

Durante este período, o beneficiário ainda não pode utilizar os serviços contratados, como consultas, exames e cirurgias, por exemplo.

Os prazos máximos deste período são definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que exige aos beneficiários aguardarem para que possam usufruir da cobertura contratada sem ter que pagar diretamente ao prestador.

Habitualmente, este período varia conforme o tipo de serviço ou atendimento que o beneficiário deseja usufruir. Cirurgias de emergência e consultas eletivas, por exemplo, são serviços distintos. Sendo assim, possuem períodos de carência distintos.

Quanto dura a carência de plano de saúde?

Como dito anteriormente, os prazos de carência são definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e seus limites podem variar de acordo com o tipo de atendimento necessário. Como mostraremos a seguir:

  • Urgência e emergência: até 24 horas;
  • Consultas e exames simples: até 30 dias;
  • Cirurgia e internação: até 180 dias;
  • Exames complexos: até 180 dias;
  • Parto: até 300 dias;
  • Doenças preexistentes: até 24 meses;

Vale lembrar que o período de carência é fundamental para que as operadoras evitem cair em fraudes, porém, também serve para que elas tenham o tempo e as condições necessárias para prestarem um serviço de qualidade ao beneficiário.

Cross Life: ajuda você a encontrar o plano de saúde ideal!

Como uma empresa com mais de 20 anos no ramo de gerenciamento de planos de saúde, nós da Cross Life contamos com uma equipe de consultores experientes, prontos para atender você com excelência e ajudá-lo(a) a encontrar o plano de saúde que melhor se adapta às suas necessidades.

Acompanhamos você em todas as fases da contratação, desde a procura do plano ideal até o atendimento pós-contrato, tratando de todas as burocracias em seu lugar, para que você se preocupe apenas com o que importa: a sua saúde.

Como podemos te ajudar hoje? Fale com nossos consultores e deixe a Cross Life cuidar de tudo por você!

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